Maria Ida Bonini Ravanelli Speziali

Tel: 3011-4703                    bloco H79 sala 117c

Email: mibrspeziali@uem.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7014721739513457

possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (Biomedicina) pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2000), Mestrado (2004) e Doutorado (2007) em Fisiologia, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Durante o pós-doutorado, realizado no Departamento de Fisiologia da FMRP/USP (2011), dedicou-se à pesquisa de mecanismos moleculares envolvidos na gênese da dor crônica de origem neuropática e inflamatória (bolsista FAPESP). Tem experiência na área de Fisiologia e Neurofisiologia, com ênfase no Controle Central da Temperatura Corporal durante Inflamação e Estresse e no estudo dos mecanismos moleculares envolvidos na Dor Neuropática e Inflamatória. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Fisiológicas na Universidade Estadual de Maringá, PR (DFS-UEM), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas- Fisiologia Integrativa (PFS-UEM), membro titular do Conselho Universitário (COU), representante nos Colegiados dos Cursos de Ciências Biológicas e Ciências Biológicas à Distância (EAD) UEM. As linhas de pesquisa desenvolvidas envolvem o estudo dos efeitos anti-inflamatórios e antipiréticos de produtos purificados de plantas in vivo, transporte dos produtos na membrana celular e de mecanismos envolvidos na ação de fotossensibilizadores utilizados na terapia fotodinâmica.